Corrida em Cingapura

Postado por F-Brasil 27 de setembro de 2009 0 comentários

Domingo - 27/09/09

Primeiramente devemos ressaltar que o público apesar de ser madrugada em Cingapura, esteve mais uma vez firme e presente.Luzes dentro e fora do circuito iluminavam Marina Bay, com suas grandes construções num show de tecnologia e iluminação.Antes da corrida soube-se que Nick Heidfeld teve que trocar o câmbio e o motor, e assim o alemão largou dos boxes, com isso todos de 7º para baixo ganharam uma posição.

A largada foi limpa, nenhum toque nem acidente e com algumas ultrapassagens, Barrichello, Mark Webber conseguiram duas posições cada.Lewis Hamilton se manteve na frente, seguido por Nico Rosberg e Vettel em 3º.Logo depois Hamilton foi se distanciando cada vez mais na ponta, sem ser ameaçado por ninguém.Mark Webber que tinha ganho posições de Alonso e Glock teve que devolver as posições por ter ultrapassado por fora da pista.

A corrida assim seguiu-se, e Sebastian Vettel que tinha o carro mais leve foi o primeiro a parar(na volta 17), assim como também Nico Rosberg que fez uma boa parada, mas na saída dos pits passou a linha limite dos boxes e recebeu como punição um Drive Through e isso comprometeu toda a corrida do Alemão.

O fato que mais marcou a corrida foi quando Sutil perdeu a traseira numa curva na volta 20 e rodou na pista, quando foi tentar ajustar corretamente o carro não prestou atenção e praticamente "jogou" sua Force India na BMW de Heidfeld, deixando vários destroços na pista e causando a entrada do Safety Car.Após a corrida, Heidfeld comentou:

"Eu acho que ficou claro pela TV. Foi completamente estúpido por parte do Sutil. Ele voltou à pista sem olhar e acelerou para cima do meu carro", declarou. Questionado se a BMW tomaria alguma providência sobre o acidente, Heidfeld disparou: "talvez tentaremos achar um cérebro para ele!".

Surpreendido com a manobra de Sutil, o piloto da BMW ficou sem ação. "Obviamente, eu pensei que ele pararia. Quando vi ele se movimentado, fui para a esquerda. Ele deveria olhar por onde anda", reclamou Heidfeld, que deixou a prova imediatamente. Sutil ainda chegou a trocar o bico, mas parou quatro voltas depois com problemas nos freios.

Com isso todos os pilotos que ainda não tinham parado aproveitaram e foram para os boxes; o Espanhol da Toro Rosso Jaime Alguersuari ao sair rapidamente dos pits, ignora o "pirulito" e arrasta a mangueira de reabastecimento, derrubando o mecânico responsável, que teve uma entorce no pé.Quem ganhou com tudo isso foi o líder do campeonato Jenson Button que retirou toda a vantagem que Barrichello tinha sobre ele.

Na volta 24, Adrian Sutil, com a corrida completamente comprometida, desistiu, e na mesma volta o Safety Car entrou nos boxes, reiniciando a prova.Na volta 26, o alemão Nico Rosberg pagou o Drive Through.


A corrida continuou e Vettel tirou boa vantagem em relação a Hamilton, ficando a 0.5 segundo do Inglês; nessa briga, um detalhe curioso foi a perda do retrovisor da Red Bull do alemão por causa das ondulações da pista.Na volta 40, Vettel fez sua 2ª parada, mas na volta seguinte foi punido por exceder o limite de velocidade nos pits, ele pagou a punição na volta 43, mesmo assim ainda estava na corrida.

Uma volta depois, Mark Webber teve problemas de freio na roda dianteira direita, ele para nos pits, onde mecânicos analisaram rapidamente o problema, mas o fizeram voltar a corrida.Uma volta depois o Australiano perdeu o controle do carro por causa do problema no freio e bateu de traseira na área de escape.

Um pouco depois, a equipe "irmã" da RBR, a STR abandonou com seus dois carros por desistência ao mesmo tempo também com problemas de freio, no momento faltavam apenas 13 voltas para o fim da corrida.

Quando restava apenas 5 voltas, Jenson Button que tinha conseguido fazer sua parada e voltar à frente do brasileiro Rubens Barrichello, apresentou problemas de freio na mesma roda dos demais que tinham abandonado.Com isso, Rubens que estava a 10 segundos atrás do Inglês, tirou a diferença em 3 voltas, mas não foi suficiente e terminou em 6º ,atrás de seu companheiro de equipe que aumentou em 1 ponto a diferença no campeonato, sendo agora de 15 pontos e faltando apenas 3 corridas.

O vencedor com méritos foi Lewis Hamilton, seguido de Glock em 2º e Alonso em 3º.Alegria total da Toyota, que conseguiu seu melhor resultado na temporada.Alonso um pouco sem graça no pódio, com certeza ainda constrangido com todo o escândalo da Renault.

Quanto a Sutil, ele apenas irá pagar uma multa de 20 mil euros, besteirinha, vale nem o bico que ele quebrou.


Classificação Final:1) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2) Timo Glock (ALE/Toyota)
3) Fernando Alonso (ESP/Renault)
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5) Jenson Button (ING/Brawn GP)
6) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
7) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
8) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
9) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11) Nico Rosberg (ALE/Williams)
12) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
13) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari)
14) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
OUT) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
OUT) Mark Webber (AUS/Red Bull)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)
OUT) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
OUT) Romain Grosjean (FRA/Renault)



ESTATÍSTICAS DO GP DE CINGAPURA :

  • 61 voltas x 5.073 km - 309.316 km (*Offset: 137 m)
  • 11ª vitória para Lewis Hamilton
  • 164ª vitória para a McLaren como construtora
  • 77ª vitória para a Mercedes como Construtora de Motores
  • Melhor Volta: Fernando Alonso - 1.48.240

Voltas na liderança:

Lewis Hamilton - 57
Fernando Alonso - 04

Volta por Volta:



Free Image Hosting at www.ImageShack.us



O próximo Gp acontecerá em Suzuka, Japão no dia 04/10/09 e estaremos cobrindo.Vlw!



Comentem!


Júnior




Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores