Corrida em Barcelona - 2010

Postado por F-Brasil 9 de maio de 2010 2 comentários

Domingo - 09/05/10

Em cinco corridas disputadas, a Fórmula 1 conheceu neste domingo das mães o seu quarto vencedor no ano. Pole-position isolado, sem dar chances aos adversários - nem ao próprio companheiro de equipe -, o australiano Mark Webber garantiu sua primeira vitória na temporada 2010.

Na segunda colocação terminou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Correndo em casa, o asturiano fez uma prova discreta, mas acabou beneficiado pelos problemas dos adversários. Sebastian Vettel, mesmo com um problema de pneus nas voltas finais, terminou em terceiro.

Pela primeira vez terminando à frente do companheiro de equipe Nico Rosberg, o alemão Michael Schumacher foi o quarto na corrida, seguido por Jenson Button e Felipe Massa. Em sétimo ficou Adrian Sutil, seguido por Robert Kubica, Rubens Barrichello e Jaime Alguersuari, fechando a zona de pontuação.

A corrida

A largada da prova não foi largada por grandes alterações, como tem ocorridos nas últimas provas. Nas posições dianteiras, apenas Felipe Massa conseguiu ganhar duas posições e saltou de sétimo para nono. Outro destaque na largada foi Rubens Barrichello, que partiu com sua Williams da 17ª para a 12ª posição.

Ainda na primeira volta, Heikki Kovalainen abandonou por um problema na caixa de câmbio e Bruno Senna foi obrigado a deixar a prova depois de um toque na barreira de pneus.

Na volta 17, começaram as primeira paradas de pit, com os pilotos arriscando colocar pneus duros. No retorno do pit, duas alterações importantes. O inglês Hamilton ganhou a segunda colocação de Vettel, enquanto Schumacher mergulho para cima de Button, que saia dos boxes, para ocupar a quinta colocação.

Essa troca de posição garantiu uma boa briga entre Schumacher e Button, que disputaram acirradamente por longas cinco voltas. O quarto colocado na prova era Alonso e Massa aparecia na sétima colocação.

Depois dessas disputadas, a corrida entrou em uma fase de comodidade entre os pilotos. Brigas mesmo apenas entre Jaime Alguersuari e Nico Hulkenberg e, voltas depois, entre Nico Rosberg e o alemão da Williams.

Então, quando faltavam 15 voltas para o final da prova, o alemão Sebastian Vettel enfrentou um problema no pneu dianteiro esquerdo e foi obrigado a fazer um segundo pit. Com isso, Alonso ganhou a terceira colocação.

Quando tudo parecia acabado, restando menos de duas voltas para o final, o inglês Lewis Hamilton foi quem sofreu com os pneus. O estouro do pneu esquerdo fez o inglês bater contra a barreira de pneu e abandonar a prova.

Depois disso, a corrida caminhou para a bandeira final, com o pódio de Webber, Alonso e Vettel, que ainda beliscou um lugarzinho no pódio.



___________________________________________________________________

Bem, não deu pra assistir a corrida, acompanhei pela rádio um boa parte(numa transmissão péssima e ainda com interferência), mais ou menos 40% da prova, então vou tentar dar minhas opiniões com base no resultado final e nessa primeira parte da prova.

Pelo que me parece a corrida foi tranquila, como já era de se esperar, o pole position como ocorreu nos últimos anos venceu com facilidade a prova.Pelo rádio me parece que logo na largada o rubinho subiu de 18º para 13º, a melhor largada entre todos, o massa ganhou duas posições , Bruno Senna abandonou logo na 2º volta, gerando bandeira amarela e a partir dai nada de muito especial, houveram as paradas que começaram logo no início, o toque entre De la Rosa e Buemi e a punição pro Suiço.

Resumindo, um corrida talvez não tão chata quanto todos imaginavam por causas dos acidentes, paradas nos boxes, mas em questão de resultados, todos já esperado, nenhuma surpresa apenas deve-se falar da sorte do Shumi na corrida, os problemas nos pneus em muitos carros, o mais evidente foi o do Vettel e a saída do Hamilton faltando umas 3 voltas do fim.Bem, não tem mais nada de especial pra comentar.Domínio total da RBR, que só n fez dobradinha por causa dos problemas com Vettel e pra alegria da torcida espanhola, Pódio pra Alonso.

Grid Final:

1) Mark Webber (AUS/Red Bull)
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
4) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)
5) Jenson Button (ING/McLaren)
6) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
7) Adrian Sutil (ALE/Force India)
8) Robert Kubica (POL/Renault)
9) Rubens Barrichello (BRA/Williams)
10) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
11) Vitaly Petrov (RUS/Renault)
12) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)
13) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
14) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
15) Jarno Trulli (ITA/Lotus)
16) Timo Glock (ALE/Virgin)
17) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
OUT) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
OUT) Karun Chandhok (IND/HRT)
OUT) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)
OUT) Bruno Senna (BRA/HRT)
OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)


Fotos do GP:







Estatísticas:

  • 3ª Vitória para Mark Webber ;
  • 8ª Vitória para Red Bull ;
  • 123ª Vitória para Renault como construtora de Motores ;
  • 1º "throughout" de Mark Webber , ou seja, liderar todas as voltas ;
  • 10º Gp consecultivo de Jenson Button pontuando ;
  • 66 voltas x 4.655 = 307.104 (Offset: 126 metros) ;
  • Melhor Volta: Lewis Hamilton - 1:24.357.

Volta por Volta(Clique para melhor visualizacão):





Júnior

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores