Corrida em Monte-Carlo - 2010

Postado por F-Brasil 16 de maio de 2010 0 comentários

Domingo - 16/05/10

O tradicional carrossel voltou a brilhar nas ruas de Monte Carlo. Em uma corrida de poucas emoções, alguns acidentes e nada de ultrapassagens, valeu a condição estabelecida na largada. Pole-position, Mark Webber garantiu a segunda vitória consecutiva nesta temporada. O alemão Sebastian Vettel, para confirmar a soberania vivida pela Red Bull nesta fase da temporada, garantiu a segunda colocação, ao ganhar a posição na largada, com Robert Kubica – a surpresa do fim de semana -, fechando o pódio com a Renault.

Na mesma posição em que largou – quarto - , Felipe Massa completou a prova, seguido por Lewis Hamilton, que também manteve a posição do treino. Do sexto posto para trás o cenário muda um pouco, com Michael Schumacher terminando na sexta colocação, após ganhar uma posição em cima de Fernando Alonso, na última curva do circuito, após a saída do safety-car, na última volta da corrida. No entanto, horas após a prova, os comissários da prova puniram Schumacher em 20 segundos.

Sobre a corrida de Alonso, o resultado foi costruido ao longo das 78 voltas. Depois de largar dos boxes, Alonso ultrapassou, mudou estratégia e conseguiu chegar aos pontos.

O sétimo colocado da corrida foi Nico Rosberg, seguido pela dupla da Force India, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi, respectivamente. A 10° colocação, após a punição de Schumacher, ficou com Sebastien Buemi, da Toro Rosso. Dos 24 pilotos que compõe o grid, apenas 12 concluíram a prova. Jaime Alguersuari foi o 11°.

Definição na largada, acidentes e safety-car

O início da corrida foi muito importante para o resultado final. Na largada, Vettel ganhou a segunda posição do Kubica, para não mais perde-la até a bandeirada final. Quem também fez uma grande largada foi o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, que saltou de nono para sexto. Schumacher também ganhou a posição de Rosberg no início da prova.

Logo na primeira volta, o acidente de Nico Hulkenberg, companheiro de Barrichello na Williams, provocou a primeira entrada do Safety-car. Voltas depois, ainda com o SC na pista, Jenson Button abandonou a corrida. A situação foi bastante inusitada, já que o abandono aconteceu por um superaquecimento, resultado de uma falha dos mecânicos da McLaren, que esqueceram de destampar os dutos de ar dianteiro do carro.

O safety-car ficou na pista até a volta número sete e, durante este período, Alonso aproveitou para fazer a sua primeira e única parada de boxes, colocando pneus duros. Depois disso, o espanhol iniciou uma série de ataques para cima dos pilotos das equipes novatas, ganhando cinco posições. Então, aproveitando-se das paradas dos pilotos à frente e um ritmo forte de corrida, foi subindo nas posições.

Assim a corrida seguia, sem grandes surpresas, até a volta 37, quando Barrichello enfrentou um problema com sua Williams e bateu na subida para o cassino. O acidente do brasileiro provocou a segunda entrada do safety-car.

Após a relargada, nova intervenção do carro prateado aconteceu quando a tampa do bueiro, na curva Massenet, escapou. O safety-car ficou na pista por apenas três voltas.

Sem grandes surpresas a corrida seguiu para as voltas finais, até que restando três voltas para a bandeirada, um acidente entre Jarno Trulli e Karun Chandhok provocou a última entrada do carro de segurança. Com a bandeira verde dada na reta principal, apenas para os pilotos cruzarem a linha, Schumacher atacou e passou Alonso na curva final, fechando em sexto. A situação gerou bastante discussão sobre o que diz a regra.

Lideres empatados

Com o resultado de Mônaco, Webber e Vettel - dupla da Red Bull -, assumiram a liderança do campeonato, com 78 pontos. O australiano leva vantagem por ter duas vitórias, contra uma do alemão.

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, com o GP de Istambul, na Turquia, sétima etapa da temporada 2010.


Grid Final:


1) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
2)Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
3) Robert Kubica (POL/Renault)
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5) Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
8) Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
19) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)
10) Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)
11)Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)
12) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) *punido em 20 seg.
OUT) Vitaly Petrov (RUS/Renault)
OUT) Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)
OUT)Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)
Out) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)
Out) Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth)
Out) Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
Out) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
Out) Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth)
Out) Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)
Out) Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari)
Out) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
Out) Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)


________________________________________________________________

A corrida por ser Mônaco não prometia muitas ultrapassagens, mas foi divertido ver as batidas, abandonos e a recuperação e tentativas de ultrapassagens do Alonso em cima das Virgins e Lotus.Aliás o espanhol contou mais uma vez com a sorte grande que tem, se aproveitou da 1ª entrada do Safety Car, logo na primeira volta e trocou os pneus para ir até o fim e deu certo, e assim terminou em 6º(por causa da punição do Schumacher depois da corrida).Massa andou em nível regular, não chegou a atacar o Kubica nem foi ameaçado muito pelo Hamilton.Lá na frente Webber e Vettel apenas passeavam com suas RBR's de outro mundo.Lá trás, Barrichello largou bem e vinha fazendo uma grande corrida para o carro que tem, até que algum problemas provavelmente na suspensão, fez o brasileiro bater e ficar na contra-mão nas estreitas ruas de Mônaco. Com muitos safety cars, até que as Novatas não atrapalharam tanto como todos previam.E nos palpites do bolão, não fuim bem, mas nem tão mal.Tinha acertado o Schumi em 6º, mas ai veio a punição de 20 seg(injusta ao meu ver, porque foi o Alonso que errou, o Schumi não poderia parar no meio da curva).



Fotos do GP:






(???Fã do Bernie???)


Estatísticas:

  • Vitória para Mark Webber ;
  • Vitória para Red Bull como Construtora ;
  • 124ª Vitória para Renault como fabricante de Motores ;
  • "throughout" de Mark Webber , ou seja, liderar todas as voltas ;
  • Primeira vez que Mark Webber lidera um campeonato de F1 ;
  • Pole consecultiva para Red Bull ;
  • Pole de Mark Webber ;
  • 78 voltas x 3,340 km = 260,520 km.
  • Melhor Volta: Sebastian Vettel - 1:15.192
Volta por Volta(Clique para melhor visualizacão):




P.S: Pessoal, mal pela demora do post, mas é que minha internet caiu ontem logo quando estava terminando o post e só voltou hoje de tarde.


Júnior

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores