A Stock Car divulgou nesta manhã de quarta-feira, em evento em São Paulo, seu calendário para a temporada 2010. A novidade será a participação de um piloto convidado em algumas provas. O primeiro deles já confirmado é Nelsinho Piquet, que correrá em Brasília, em 21 de novembro.
A competição terá 12 etapas e será iniciada em 28 de março, em Interlagos, e terminará em 5 de dezembro, em Curitiba. A capital paulista, aliás, terá reduzido o número de provas, caindo de três para duas. A Corrida do Milhão, realizada em 2008 em Jacarepaguá, volta a ser disputada, mas ainda sem local determinado.
Durante o ano, pilotos renomados serão convidados para participar de uma única etapa. Eles correrão com carros especiais, que não fazem parte do grid costumeiramente. Os nomes estão mantidos em sigilo.
- Será apenas um piloto convidado por corrida. Eles não somarão pontos para a competição. Nós já fechamos com o Nelsinho e estamos negociando com outros – explicou Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, organizadora da Stock.
Outra alteração será a inclusão de uma prova de rua, em 6 de junho. A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deve ser a escolhida pelos organizadores, aguardando apenas um acordo com o governo municipal. O local chegou a ser cotado para receber a Fórmula Indy em 2010.
- Estamos em conversações adiantadas com a prefeitura de Ribeirão e também negociamos com outras praças para definir a data da Corrida do Milhão – acrescentou.
Porto Alegre também ganhou uma prova, no Velopark, autódromo que será inaugurado pela categoria. Salvador, uma das novidades na temporada passada, receberá a Stock Car, em 15 de agosto. O circuito, contudo, sofrerá alterações.
- Teremos mudanças na pista de Salvador. Nossa intenção é deixá-la com
mais pontos de ultrapassagem – completou Slaviero.
O regulamento será o mesmo de 2009. Os pilotos disputarão 12 corridas, sendo que as quatro últimas valerão pela Super Final, reunindo os dez mais bem colocados até a oitava etapa. A troca de combustível continuará obrigatória, enquanto a mudança de pneu seguirá opcional. Os motores ganharão 30 cavalos a mais, subindo para 520hp.
STOCK CAR 2010 - CALENDÁRIO
28/03 São Paulo
11/04 Curitiba
02/05 Rio Grande do Sul
23/05 Rio de Janeiro
06/06 Circuito de rua a definir
15/08 Salvador
05/09 São Paulo
19/09 Campo Grandde
10/10 Londrina
24/10 Rio Grande do Sul
21/11 Brasília
05/12 Curitiba
Quarta - 03/02/10
Acabou os primeiros testes coletivo da F1, ainda tem mais duas sessões, a próxima em Jerez dia 10.Valência como todo treino/teste teve seus lucros, corrigir eventuais defeitos dos carros sempre é necessário, mas além disso serviu para os pilotos se acostumarem com seus carros e o novo peso deles; também serviu para testar pneus, treinar re-abastecimentos e obter dados importantes para aperfeiçoar o rendimento dos seus modelos.
O carro chega da fábrica "duro" e os pilotos a partir de ajustes na regulagem de suspensão, asas, marchas, ARB, Packers entre outros vão moldando o carro para um melhor conforto e desempenho.Para isso serve os testes.E esses três dias foram de bom tamanho, talvez algumas equipes por não terem participado tiveram uma perda significativa pois só haverão 3 sessões de treinos, e uma já foi, ou seja, 1/3 já se foi e algumas equipes ainda não apresentam nem seus modelos, o que é estranho se a gente pensar que uma dessas foi vice-campeã de construtores ano passado.
1° | Fernando Alonso (Ferrari) | 1m11s470 | 127 voltas |
2° | Pedro de la Rosa (Sauber) | 1m12s094 | 80 voltas |
3° | Michael Schumacher (Mercedes) | 1m12s438 | 82 voltas |
4° | Jaime Alguersuari (STR) | 1m12s576 | 97 voltas |
5° | Jenson Button (McLaren) | 1m12s951 | 82 voltas |
6° | Vitaly Petrov (Renault) | 1m13s097 | 75 voltas |
7° | Nico Hulkenberg (Williams) | 1m13s669 | 126 voltas |
Imagens e Frases do Dia:
Alonso: "Foi um dia muito bom porque eu encontrei um carro muito fácil de dirigir porque Felipe (Massa) estava correndo dois dias com ele e eu recebi informações dele. Isso me ajudou. Vamos esperar"
Pedro: "As coisas estão indo bem até agora. Estamos aprendendo algumas coisas do carro e, aos poucos, vamos aprendendo mais sobre ele." - disse o espanhol a alguns jornalistas do país
Schumacher: "Tivemos alguns problemas, por isso tive que encerrar os treinos antes do previsto, mas no geral foi bom voltar a correr, gostei da minha performace até agora"
Alguersuari: "Eu me senti muito bem na minha primeira sassão de testes, hoje tive uma experiência muito legal, mas temos que trabalhar duro para Jerez.Ainda é cedo para falar algo sobre o carro"
Button: "Este não é o melhor circuito para se ter a sensação de como o carro será no início da temporada, porque é muito diferente de qualquer outro circuito do calendário. O equilíbrio é muito diferente" - em entrevista ao tazio.uol.com.br
Petrov: "Nós fizemos todo o programa que precisávamos. Eu entendo o carro como um F-1 trabalha na pista, então estou feliz que tenhamos conseguido fazer um bom trabalho"
Hulkenberg: "Passamos 3 dias trabalhando muito, fazendo várias voltas, tivemos pequenos problemas, mas o carro é bem confiável"
Júnior
Quarta - 03/02/10
Começou mais um dia de testes coletivos em Valência, o 3º e último, vários pilotos testaram pela primeira vez seus carros.
Os pilotos deram poucas voltas, Alonso testou pela primeira vez, com o apoio de mais de 30 mil expectadores gritando o seu nome cravou o melhor tempo da manhã.O também espanhol Pedro de la Rosa conseguiu ficar em 2º com a Sauber e também recebeu aplausos do público.Schumacher foi o 3º quase um segundo atrás de Alonso.
Os espanhóis estão andando bem em casa, até o piloto da STR Alguersuari fez um bom tempo e terminou os primeiros treinos em 4º.
1º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min11s470
2º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min12s094
3º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min12s438
4º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min12s576
5º Jenson Button (ING/McLaren) - 1min13s498
6º Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min13s959
7º Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min14s009
Júnior
Quarta - 03/02/10
Depois de um problema no site e a transmissão ao vivo do lançamento do carro não poder acontecer como previsto, a equipe Virgin Racing apresentou seu monoposto para a temporada.O carro ainda será inspecionado para já poder começar os testes na próxima semana, em Jerez.
O brasileiro Luca di Grassi, o alemão Timo Glock e o piloto reserva Alvaro Parente apresentaram o carro junto com o diretor técnico Nick Wirth, quem projetou o carro.
" Os problemas criados pela proibição de reabastecimento no desenvolvimento do carro foram consideráveis, com certeza. Mas tenho sorte de trabalhar com os melhores designers da F-1 e tenho exata noção do que é preciso para ter sucesso nesse esporte. Quando você vê o que essas equipes alcançaram com as tecnologias convencionais, não é surpresa que haja um ceticismo com um carro todo em CFD. Mas nós competimos em uma modalidade que está passando por mudanças significativas para encarar a dura realidade econômica. Sob restrição de recursos, a tradição ficará muito cara. Acredito totalmente no processo de design digital e na oportunidade de testar o CFD em alto nível para demonstrar que esse é o caminho para o futuro da Fórmula 1. É muito emocionante – disse Wirth.