F-Truck em Guaporé

Postado por F-Brasil 7 de março de 2010 0 comentários

Domingo - 07/03/10

Felipe Giaffone (Volkswagen) venceu neste domingo (7) a etapa de abertura do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck em Guaporé, RS. Com Valmir Benavides em segundo a Volkswagen repete a dobradinha do ano passado, quando Renato Martins foi segundo. “Eu avisei a equipe que não ia economizar o caminhão. Com a temperatura ajudando e com a disputa limpa entre eu e o Roberval, aproveitei o momento certo de me colocar por dentro (na curva 1). Demos uma pequena tocada, mas tenho certeza que o Roberval não viu que eu já estava bem do seu lado”, contou Giaffone na coletiva de imprensa. “Começamos bem, o caminhão está bom, mas sempre tem mais alguma coisa para evoluir e vamos trabalhar mais”, completou o atual campeão.

Com o templo nublado, o que ajudou bastante a amenizar o forte calor sentido no dia anterior, os pilotos se mantiveram em um ritmo forte nas 30 voltas completadas com 1 hora e 54 segundos de duração. Nas primeiras dez voltas, os cinco primeiros do grid andaram bem pertos na disputa pela liderança, com apenas a alteração acontecida logo no início quando Valmir Benavides ganhou a terceira posição de Wellington Cirino (Mercedes-Benz). Mas foi justamente no fechamento da 10ª volta que Felipe Giaffone tomou a liderança de Roberval para se manter até a bandeirada final na ponta.

Cruzaram a bandeira programada no tempo completado de 1/3 da prova, Felipe Giaffone em primeiro, seguido de Roberval Andrade, Valmir Benavides, Wellington Cirino e Leandro Reis com Scania. Nessa passagem eles receberam a pontuação de 5 a 1, em contagem regressiva.

Mesmo com a temperatura mais amena, alguns abandonos aconteceram por quebras mecânicas como foi com Fabiano Brito (Ford), Andersom Toso (Ford), Renato Martins (Volkswagen), Zé Maria Reis (Scania) e Beto Monteiro (Iveco). Débora Rodrigues também entrou nos boxes com fumaça em cima do motor do seu Volkswagen, mas voltou à pista para terminar a prova em 17º.

Mas o mais prejudicado pelas quebras foi mesmo Roberval Andrade (Scania) que foi sempre rápido nos treinos, largou na pole position e teve que abandonar a prova na 17ª volta por defeito no sistema eletrônico. “Foi um desequilíbrio no gerenciamento do novo sistema de turbo alimentação, mas já estamos certos de que o sistema é o ideal. Foi um aprendizado e voltaremos muito mais fortes na próxima prova”, contou o engenheiro da equipe Scania Corinthians Motorsport, Vilson Ferrari.

Dos três pilotos estreantes, o paulista Paulo Salustiano (Volvo) foi quem se deu melhor, terminando a prova em 11º e marcando seus primeiros quatro pontos na categoria. Os mineiros Bruno Junqueira (Ford) e Cristiano da Matta ((Iveco) foram respectivamente 14º e 17º colocados. Para Cristiano a experiência foi grande, já que teve um pneu furado em uma batida com Diumar Bueno (Volvo). “Ele não sabia se parava para trocar o pneu ou esperava bandeirada programada quando não contam as voltas paradas. Tudo foi novidade nessa primeira prova”, explicou o pai de Cristiano e ex- piloto, Toninho da Matta, que acompanhou a estréia do filho.

No final, um duelo tomou conta das imagens da transmissão ao vivo da Band TV com a disputa entre os paranaenses Leandro Totti (Mercedes-Benz) e Pedro Muffato (Scania) com direito a pneus voando em placas na pista. “Eu estava fazendo o mesmo traçado de todo mundo. Mas parece que ele (Pedro Muffato) quis passar na marra. Não tinha como ele passar ali. E foram duas tentativas da mesma forma”, lamentou Leandro Totti.

Veja como ficou o grid final de Guaporé:

1º) Felipe Giaffone ( W, SP), 30 voltas em 1:00:54.264 (média de 91,02 km/h);
2º) Valmir Benavides ( W, SP), a 1.460
3º) Wellington Cirino ( M, PR), a 4.184
4º) Leandro Reis ( S, GO), a 5.282
5º) Danilo Dirani ( F, SP), a 5.883
6º) Geraldo Piquet ( M, DF), a 16.661
7º) Adalberto Jardim ( V, SP), a 20.404
8º) Leandro Totti ( M, PR), a 35.523
9º) Diumar Bueno ( V, PR), a 36.041
10º) João Maistro ( V, PR), a 36.404
11º) Paulo Salustiano ( V, SP), a 40.105
12º) Pedro Muffato ( S, PR), a 51.937(Penalizado +20 segundos)
13º) Fred Marinelli ( I, SP), a 54.020
14º) Bruno Junqueira ( F, MG), a 55.015
15º) Vignaldo Fizio ( F, SP), a 59.717
16º) Cristiano Da Matta ( I, MG), a 3 voltas
17º) Débora Rodrigues ( W, SP), a 5 voltas
18º) Roberval Andrade ( S, SP), a 8 voltas
19º) Beto Monteiro ( I, PE), a 16 voltas
20º) José M Reis ( S, GO), a 16 voltas
21º) Renato Martins ( W, SP), a 19 voltas
22º) Andersom Toso ( F, RS), a 21 voltas
23º) Fabiano Brito ( F, PR), a 27 voltas

Melhor Volta: Felipe Giaffone, 1:29.253


Júnior

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores