A Stock Car divulgou nesta manhã de quarta-feira, em evento em São Paulo, seu calendário para a temporada 2010. A novidade será a participação de um piloto convidado em algumas provas. O primeiro deles já confirmado é Nelsinho Piquet, que correrá em Brasília, em 21 de novembro.

A competição terá 12 etapas e será iniciada em 28 de março, em Interlagos, e terminará em 5 de dezembro, em Curitiba. A capital paulista, aliás, terá reduzido o número de provas, caindo de três para duas. A Corrida do Milhão, realizada em 2008 em Jacarepaguá, volta a ser disputada, mas ainda sem local determinado.

Durante o ano, pilotos renomados serão convidados para participar de uma única etapa. Eles correrão com carros especiais, que não fazem parte do grid costumeiramente. Os nomes estão mantidos em sigilo.

- Será apenas um piloto convidado por corrida. Eles não somarão pontos para a competição. Nós já fechamos com o Nelsinho e estamos negociando com outros – explicou Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, organizadora da Stock.

Outra alteração será a inclusão de uma prova de rua, em 6 de junho. A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deve ser a escolhida pelos organizadores, aguardando apenas um acordo com o governo municipal. O local chegou a ser cotado para receber a Fórmula Indy em 2010.

- Estamos em conversações adiantadas com a prefeitura de Ribeirão e também negociamos com outras praças para definir a data da Corrida do Milhão – acrescentou.

Porto Alegre também ganhou uma prova, no Velopark, autódromo que será inaugurado pela categoria. Salvador, uma das novidades na temporada passada, receberá a Stock Car, em 15 de agosto. O circuito, contudo, sofrerá alterações.

- Teremos mudanças na pista de Salvador. Nossa intenção é deixá-la com
mais pontos de ultrapassagem – completou Slaviero.

O regulamento será o mesmo de 2009. Os pilotos disputarão 12 corridas, sendo que as quatro últimas valerão pela Super Final, reunindo os dez mais bem colocados até a oitava etapa. A troca de combustível continuará obrigatória, enquanto a mudança de pneu seguirá opcional. Os motores ganharão 30 cavalos a mais, subindo para 520hp.


STOCK CAR 2010 - CALENDÁRIO

28/03 São Paulo
11/04 Curitiba
02/05 Rio Grande do Sul
23/05 Rio de Janeiro
06/06 Circuito de rua a definir
15/08 Salvador
05/09 São Paulo
19/09 Campo Grandde
10/10 Londrina
24/10 Rio Grande do Sul
21/11 Brasília
05/12 Curitiba

Quarta - 03/02/10

Acabou os primeiros testes coletivo da F1, ainda tem mais duas sessões, a próxima em Jerez dia 10.Valência como todo treino/teste teve seus lucros, corrigir eventuais defeitos dos carros sempre é necessário, mas além disso serviu para os pilotos se acostumarem com seus carros e o novo peso deles; também serviu para testar pneus, treinar re-abastecimentos e obter dados importantes para aperfeiçoar o rendimento dos seus modelos.

O carro chega da fábrica "duro" e os pilotos a partir de ajustes na regulagem de suspensão, asas, marchas, ARB, Packers entre outros vão moldando o carro para um melhor conforto e desempenho.Para isso serve os testes.E esses três dias foram de bom tamanho, talvez algumas equipes por não terem participado tiveram uma perda significativa pois só haverão 3 sessões de treinos, e uma já foi, ou seja, 1/3 já se foi e algumas equipes ainda não apresentam nem seus modelos, o que é estranho se a gente pensar que uma dessas foi vice-campeã de construtores ano passado.

Resultado Final:

Fernando Alonso (Ferrari) 1m11s470 127 voltas
Pedro de la Rosa (Sauber) 1m12s094 80 voltas
Michael Schumacher (Mercedes) 1m12s438 82 voltas
Jaime Alguersuari (STR) 1m12s576 97 voltas
Jenson Button (McLaren) 1m12s951 82 voltas
Vitaly Petrov (Renault) 1m13s097 75 voltas
Nico Hulkenberg (Williams) 1m13s669 126 voltas


Imagens e Frases do Dia:

Alonso: "Foi um dia muito bom porque eu encontrei um carro muito fácil de dirigir porque Felipe (Massa) estava correndo dois dias com ele e eu recebi informações dele. Isso me ajudou. Vamos esperar"

Pedro: "As coisas estão indo bem até agora. Estamos aprendendo algumas coisas do carro e, aos poucos, vamos aprendendo mais sobre ele." - disse o espanhol a alguns jornalistas do país

Schumacher: "Tivemos alguns problemas, por isso tive que encerrar os treinos antes do previsto, mas no geral foi bom voltar a correr, gostei da minha performace até agora"

Alguersuari: "Eu me senti muito bem na minha primeira sassão de testes, hoje tive uma experiência muito legal, mas temos que trabalhar duro para Jerez.Ainda é cedo para falar algo sobre o carro"

Button: "Este não é o melhor circuito para se ter a sensação de como o carro será no início da temporada, porque é muito diferente de qualquer outro circuito do calendário. O equilíbrio é muito diferente" - em entrevista ao tazio.uol.com.br

Petrov: "Nós fizemos todo o programa que precisávamos. Eu entendo o carro como um F-1 trabalha na pista, então estou feliz que tenhamos conseguido fazer um bom trabalho"

Hulkenberg: "Passamos 3 dias trabalhando muito, fazendo várias voltas, tivemos pequenos problemas, mas o carro é bem confiável"


Fotos: GpUpdate/F1today.nl


Júnior

Quarta - 03/02/10

Começou mais um dia de testes coletivos em Valência, o 3º e último, vários pilotos testaram pela primeira vez seus carros.

Os pilotos deram poucas voltas, Alonso testou pela primeira vez, com o apoio de mais de 30 mil expectadores gritando o seu nome cravou o melhor tempo da manhã.O também espanhol Pedro de la Rosa conseguiu ficar em 2º com a Sauber e também recebeu aplausos do público.Schumacher foi o 3º quase um segundo atrás de Alonso.

Os espanhóis estão andando bem em casa, até o piloto da STR Alguersuari fez um bom tempo e terminou os primeiros treinos em 4º.


Resultado Final:

1º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min11s470
2º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min12s094
3º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min12s438
4º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min12s576
5º Jenson Button (ING/McLaren) - 1min13s498
6º Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min13s959
7º Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min14s009




Júnior

Quarta - 03/02/10

Depois de um problema no site e a transmissão ao vivo do lançamento do carro não poder acontecer como previsto, a equipe Virgin Racing apresentou seu monoposto para a temporada.O carro ainda será inspecionado para já poder começar os testes na próxima semana, em Jerez.

O brasileiro Luca di Grassi, o alemão Timo Glock e o piloto reserva Alvaro Parente apresentaram o carro junto com o diretor técnico Nick Wirth, quem projetou o carro.

" Os problemas criados pela proibição de reabastecimento no desenvolvimento do carro foram consideráveis, com certeza. Mas tenho sorte de trabalhar com os melhores designers da F-1 e tenho exata noção do que é preciso para ter sucesso nesse esporte. Quando você vê o que essas equipes alcançaram com as tecnologias convencionais, não é surpresa que haja um ceticismo com um carro todo em CFD. Mas nós competimos em uma modalidade que está passando por mudanças significativas para encarar a dura realidade econômica. Sob restrição de recursos, a tradição ficará muito cara. Acredito totalmente no processo de design digital e na oportunidade de testar o CFD em alto nível para demonstrar que esse é o caminho para o futuro da Fórmula 1. É muito emocionante – disse Wirth.






Júnior

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores