F-Truck - Corrida em São Paulo - 2010

Postado por F-Brasil 25 de julho de 2010 0 comentários

Domingo - 25/07/10

O paulista Roberval Andrade venceu o Grande Premio Vipal, 5ª etapa do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck realizada neste domingo (25) no Autódromo José Carlos Pace em Interlagos. Largando na pole position, Roberval perdeu a liderança da prova logo na largada para o paranaense Leandro Totti (Mercedes-Benz), mas recuperou em seguida para manter a ponta até o final da prova com 1 hora de duração e 19 voltas. Aparentemente com tranqüilidade por liderar quase toda a corrida Roberval contou que a prova na verdade foi tensa como todas em Interlagos. “Aqui sempre é um final de semana muito concorrido, ainda mais com o presidente do Corinthians Andres Sanches e o Ronaldo Fenômeno no meu box. Mas foi uma recompensa de um trabalho em dobro da equipe. Estou muito feliz”, comemorou a quarta vitória em Interlagos o piloto da Scania Corinthians Motorsport.

A corrida mais importante da temporada foi também a mais disputada deste ano com vários lances emocionantes para um público de aproximadamente 50 mil pessoas. Não faltou disputa de posições roda com roda, empurrões em traseiras e até um dos acidentes mais impressionantes do automobilismo brasileiro. O Ford de Bruno Junqueira literalmente subiu no Volvo de Diumar Bueno pouco antes da entrada do S do Senna, onde os caminhões chegam a 200 km/h. Os dois F-Truck ficaram totalmente destruídos e os pilotos saíram ilesos abrindo os braços para o aplauso do público. As imagens do acidente mostram a cabine do Volvo de Diumar Bueno sair capotando pela pista com o chassi andando pelo acostamento. A prova de resistência da célula de segurança criada pelo fundador da Fórmula Truck Aurélio Félix mais uma vez foi decisiva na sobrevivência dos pilotos.

O paranaense Leandro Totti (Mercedes-Benz) foi o único a tentar algum ataque ao vencedor Roberval Andrade, chegando inclusive a ganhar a liderança na largada. Na terceira volta, Roberval já retomava a posição para ir até a bandeirada final. Totti terminou em segundo depois de muita disputa com o goiano Leandro Reis (Scania), Paulo Salustiano (Volvo) e principalmente Adalberto Jardim (Volvo) que teria conseguido o primeiro pódio com sua nova equipe a Jardim/Boéssio se não fosse a quebra na décima volta. “Foi uma pena, mas a equipe é nova e tudo que acontece é para a gente aprender e melhorar para a próxima prova”, disse Jardim.

Os dois ponteiros da tabela do campeonato continuam na frente, mas agora com posições invertidas. Felipe agora é o líder com 98 pontos e seu companheiro na equipe RM Competições Volkswagen Valmir Benavides é o segundo com 97 pontos. Giaffone talvez tenha sido o piloto de maior desempenho neste domingo. Depois de bater na primeira volta com Beto Monteiro (Iveco) na segunda perna do S do Senna, Felipe teve que entrar nos boxes para trocar o pneu traseiro esquerdo e mesmo assim conseguiu terminar em quarto marcando os pontos necessários para assumir a liderança. Já Valmir Benavides teve um final de semana ruim e abandonou a prova na oitava volta com a quebra da correia do alternador. Não marcou pontos.

No final, a prova ainda mostrou lances de boas disputas com Roberval Andrade, Leandro Reis, Leandro Totti e Adalberto Jardim andando colados. E após a quebra de Jardim e Leandro Reis, um novo pelotão foi formado por Paulo Salustiano, Wellington Cirino e Renato Martins. Na briga pelo sexto lugar vinham Felipe Giaffone e Beto Monteiro. Faltando apenas três voltas Giaffone ganhou mais duas posições, de Renato Martins e Wellington Cirino.

Grid Final:

1º) Roberval Andrade ( S, SP), 19 voltas em 1:00:27.298 (média de 81,25 km/h);
2º) Leandro Totti ( M, PR), a 2.706;
3º) Paulo Salustiano ( V, SP), a 17.793;
4º) Felipe Giaffone ( W, SP), a 17.812;
5º) Wellington Cirino ( M, PR), a 19.145;
6º) Renato Martins ( W, SP), a 19.405;
7º) Beto Monteiro ( I, PE), a 19.716;
8º) Pedro Muffato ( S, PR), a 23.716;
9º) Geraldo Piquet ( M, DF), a 44.003;
10º) Fred Marinelli ( I, SP), a 44.683;
11º) André Marques ( S, SP), a 44.838;
12º) Vignaldo Fizio ( F, SP), a 56.445;
13º) Cristiano Da Matta ( I, MG), a 58.129;
14º) Débora Rodrigues ( W, SP), a 58.537;
15º) Fabiano Brito ( F, PR), a 1:09.504;
16º) João Maistro ( V, PR), a 1 volta;
17º) José Cangueiro ( M, SP), a 1 volta;
18º) Leandro Reis ( S, GO), a 3 voltas;
19º) Danilo Dirani ( F, SP), a 3 voltas;
20º) Adalberto Jardim ( V, SP), a 7 voltas;
21º) Andersom Toso ( F, RS), a 8 voltas;
22º) Valmir Benavides ( W, SP), a 11 voltas;
23º) Diumar Bueno ( V, PR), a 14 voltas;
24º) Bruno Junqueira ( F, MG), a 14 voltas;
25º) José M Reis ( S, GO), a 15 voltas.

Melhor Volta: Leandro Reis, 2:03.465


Fotos GP:




Vídeo do Acidente muito impressionante:





Júnior

Domingo - 25/07/10

Bem, queria muito estar postando aqui um texto sobre o grande final de semana da Ferrari e destacando o rendimento do Alonso na classificação e a bela dobradinha da equipe italiana, com um certo domínio, já que RBR e McLaren não fizeram muita frente na corrida.

Mas nem sempre querer é poder....

Bem, vamos começar do começo.Pra variar, péssima largada do Vettel, tem muito o que aprender ainda o jovem alemão, e aprender a largar bem seria muito proveitoso pra ele e para a equipe.Alonso tentou algo pra cima dele, mas Vettel quase empurrou o espanhol no muro e assim os dois deixaram a primeira posição livre para o Massa, que já contornou a primeira curva em 1º, Alonso em 2º e Vettel em 3º.

Ainda na primeira curva, houve o incidente entre os pilotos da STR, sendo pior para o Buemi, que quebrou o aerofólio traseiro e consequentemente abandonou.As primeiras voltas da corrida foram marcadas por poucas disputas. As posições conquistadas na largada prova foram as que se seguiram ao longo do primeiro trecho da corrida, até o início dos pit stops.

Entre os líderes, quem abriu a “janela” de pits foi o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, logo na volta número 13. Na sequência, vieram Alonso, Massa, Hamilton e Webber.

Com Button que não tinha parado ainda e estava em primeiro indo trocar os pneus, começou o que parecia ser uma grande disputa por toda a corrida, a briga entre as Ferraris começou logo após a troca de pneus de Massa, que com problemas de aquecimento travou muito e espalhou bastante até aquecer os compostos, depois disso começou a resenha:

Com as posições restabelecidas, Massa e Alonso apareciam na ponta novamente. Em uma “disputa” com retardatários, o brasileiro acabou se atrapalhando e o espanhol atacou. Massa, porém, conseguiu segurar a posição. A situação fez Alonso classificar o fato como “ridículo” pelo rádio.

Com voltas e voltas depois, a equipe usando códigos mais que abertos diz que massa deveria dar passagem a Fernando, e o brasileiro fez o que lhe foi mandado, mas diferente do que fazia o Rubinho, que ainda simulada algo, Massa fez, escancaradamente, quase parou(nas proporções da F1) o carro e deixou seu companheiro passar.

A partir daí não teve mais nada na corrida.Logo mais comento, no fim do post.

Grid Final:

1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
4) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5) Jenson Button (ING/McLaren)
6) Mark Webber (AUS/Red Bull)
7) Robert Kubica (POL/Renault)
8) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
9) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)
10) Vitaly Petrov (RUS/Renault)
11) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)
12) Rubens Barrichello (BRA/Williams)
13) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
14) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)
15) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
16) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
17) Adrian Sutil (ALE/Force India)
18) Timo Glock (ALE/Virgin)
19) Bruno Senna (BRA/HRT)
OUT) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
OUT) Sakon Yamamoto (JAP/HRT)
OUT) Jarno Trulli (ITA/Lotus)
OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)


Fotos do GP:







Estatísticas:

  • 23ª Vitória para Fernando Alonso ;
  • 81ª Dobradinha para a Ferrari ;
  • 212ª Vitória para Ferrari como construtora ;
  • 213ª Vitória para Ferrari como consttrutora de Motores ;
  • 10ª Volta mais Rápida para Red Bull ;
  • 67 Voltas x 4,574 km = 306,458 km ;
  • Melhor Volta - Sebastian Vettel - 1:15.824 ;
  • Voltas na Liderança:
  • Felipe Massa: 40 Voltas ;
  • Jenson Button : 8 Voltas ;
  • Fernando Alonso : 19 Voltas.
Volta por Volta(Clique para melhor visualização):



_____________________________________________________________________

Corrida Chata denovo, monótona, talvez eu esteja sendo muito repetitivo ao dizer que essa pista depois da reforma ficou Horrível e com a Floresta Negra e suas longas retas teríamos mais ultrapassagens, mas enfim, já era esperado.

Agora voltando a polêmica, é muito anti-desportivo tudo isso, a FIA deveria tomar uma providência, ficou tudo mostrado para o mundo todo, a imagem da categoria que já não é das melhores foi mais uma vez queimada hoje pela mesma equipe que fez essa mesma merda 8 anos atrás na Áustria.

Cara, como torcedor eu tenho nojo da Ferrari por todas essas merdas que equipe faz, cara isso é vergonhoso até para grandes ídolos que pilotaram para equipe como é o caso do Niki Lauda.


Agora, após o GP, a FIA convocou a Ferrari para dar explicações, e eu espero mesmo que sem esperanças, que tomem providência.


Júnior

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores