Corrida em Istambul - 2010

Postado por F-Brasil 30 de maio de 2010 2 comentários

Domingo - 30/05/10

Mais uma grande corrida em Istambul, ultrapassagens não faltaram, acidente também não, faltar mesmo só a chuva que todas as equipes ficaram especulando cair em 10 ou 15 minutos mas no final só caiu algum pingos, que não fizeram nem os pneus de pista seca perderem ritmo, pelo contrário, com os carros ficando cada vez mais leve, os tempos foram destroçados pouco a pouco.

Mas vamos começar pelo início(Dããããã), Na largada tivemos algumas ultrapassagens, diferente de corridas anteriores, onde os carros permaneciam na mesma posição.Logo na 1ª curva, Vettel foi pra cima do Hamilton e conseguiu a ultrapassagem facin facin, Schumacher fez uma boa manobra em cima de Button e até ficou na frente, mas espalhou logo em seguida e o Inglês retomou.Sutil passou o Kobayashi também na primeira volta.Bruno Senna mesmo a pé, digo de Hispania, fez uma boa largada e foi de 23º para 19º, ele, Glock, Kovalainen, Trulli, Liuzzi, Hulkenberg e Alguersuari também largaram bem, conseguiram uma posição cada um, a de Barrichello(Ou será que foi ele que largou mal!?)

Continuando, lá na frente o pega tava bacana, Hamilton fez pressão em cima de Vettel, chegou a passar, mas espalhou e o alemão manteve posição, mas não demorou muito e finalmente o Inglês conseguiu a ultrapassagem aproveitando a velocidade final da McLaren e seu motor Mercedes(isso na 2º volta ainda).E não demorou muito, Hamilton foi pra cima de Mark Webber e nitidamente tinha o melhor carro, as voltas passavam e Button ficou o tempo todo só ali, observando de longe, sem perder contato com os líderes, fazendo as melhores voltas da corrida de vez em quando...

Logo atrás, as coisas mudavam pouco, uma ou duas ultrapassagens do Alonso, que diferente do que muitos esperavam, não fez uma boa corrida de recuperação, Massa não tinha competência de passar Kubica.Rosberg deu uma saidinha da pista, mas não perdeu posições, Schumacher sempre a frente dele e fazendo uma corrida constante em 4º e etc...

A coisas mudaram quando começaram as paradas nos boxes, na volta 16, os mecânicos da Red Bull trabalharam bem e fizeram uma parada fundamental para Vettel, na volta seguinte, Webber e Hamilton pararam na mesma volta, mas a McLaren não trabalhou bem e devolveram o Hamilton na 3ª posição, atrás de Vettel.

Continuou embolado lá na frente, Button botando pressão em Hamilton, que botava pressão em Vettel, que por sua vez pressionava de forma mais moderada Webber.As voltas passaram, assim como a forma moderada de Vettel, que numa loucura sem tamanho forçou uma ultrapassagem em cima de seu companheiro de equipe e os dois foram pra área de escape, dando de presente a dobradinha para as Mc's.Vettel não conseguiu voltar e abandonou a prova e o carro chamando Webber de louco(ou talvez falando com ele mesmo, quem sabe???) Webber conseguiu voltar, teve que trocar a asa dianteira, mas continuou em 3º e muito longe do líder Hamilton e de Button, o 2º colocado.

Aí, passagem alí e acolá no fundão, Button inesperadamente partiu para cima de Hamilton, e passou, mas levou um x de Hamilton, numa grande disputa interna, algo raro na categoria.Com isso o chefe de equipe Martin Whitmarsh levou as mão a cabeça e com toda certeza pediu para eles trazerem os carros em segurança com o pretexto de poupar combustível, a partir daí, Button não ameaçou mais.

Logo no final, Petrov que vinha fazendo uma boa corrida, ao se defender de Alonso, furou o pneu direito traseiro e perdeu a 9ª posição pro Espanhol, e com a parada pra trocar pneus caiu pra 15º.

A partir daí, foi só esperar o fim da corrida, e dobradinha da McLaren com Webber em 3º.

Campeonato

Com o resultado do GP da Turquia, Webber ainda conseguiu manter a liderança, com 93 pontos, seguido por Button, com 90. Hamilton pulou para terceiro, com 84 pontos, enquanto Vettel se manteve com 78 e caiu para quinto.

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 11 de junho, com os primeiros treinos livres para o GP do Canadá, que volta ao calendário da categoria.



Grid Final:


1) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2) Jenson Button (ING/McLaren)
3) Mark Webber (AUS/Red Bull)
4) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)
5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
6) Robert Kubica (POL/Renault)
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
8) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
9) Adrian Sutil (ALE/Force India)
10) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)
11) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)
12) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
14) Rubens Barrichello (BRA/Williams)
15) Vitaly Petrov (RUS/Renault)
16) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
17) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
18) Timo Glock (ALE/Virgin)
19) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
OUT) Karun Chandhok (IND/HRT)
OUT) Bruno Senna (BRA/HRT)
OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
OUT) Jarno Trulli (ITA/Lotus)



Fotos do GP:








Estatísticas:

  • 12ª Vitória para Lewis Hamilton ;
  • 30º Pódio para Lewis Hamilton ;
  • 46ª Dobradinha para McLaren ;
  • Volta mais rápida para Vitaly Petrov ;
  • 800º GP para Ferrari ;
  • 167ª Vitória para McLaren como Construtora ;
  • 80ª Vitória para Mercedes como Constutora de Motores.
  • 58 Voltas x 5,338 Km = 309,396 Km (Offset: 208 M)
  • Melhor Volta : Vitaly Petrov - 1:29.165
  • Voltas na Liderança:
  • Mark Webber - 37 Voltas
  • Jenson Button - 3 Voltas
  • Lewis Hamilton - 18 Voltas

Volta por Volta(Clique para melhor visualiazação):


_________________________________________________________________

Tá ai, uma boa corrida, não precisou da chuva para ser legal, fato marcante foi o Vettel ainda correndo com Emoção e não com a Razão, jogou sua corrida fora e estragou um belo trabalho do Webber, mas acontece, o Hamilton também no início cometia erros do mesmo tipo.Mas estragar a corrida dele não foi nada, estragar meus palpites no bolão é que é imperdoável.

Além disso, o clima de camaradagem entre os pilotos da Red Bull deve chegar ao fim com tudo isso.

Alonso poderia ter ido melhor, e o Massa passou despercebido o tempo todo.Schumacher foi bem apesar de só ter ganho uma posição com o erro do Vettel.Rosberg parece que com problemas de Pneu não pode fazer nada contra seu companheiro. Barrichello não tinha carro pra ir muito além, tomara que em 2011 a Williams compre mesmo propulsores Renault.


Júnior

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores