Corrida em Hungaroring - 2010

Postado por F-Brasil 1 de agosto de 2010 2 comentários

Domingo - 01/08/10


Uma corrida de campeões. Mais do que uma vitória no travado circuito de Hungaroring, o australiano Mark Webber e a equipe Red Bull deram mais uma prova de que estão habilitados para disputar o titulo mundial de 2010. Os pilotos do time dos energéticos sobraram desde os primeiros treinos livres, passando pela primeira fila do grid e a vitória na prova deste domingo (1° de agosto).

A corrida foi marcada por alguns incidentes e pela entrada do safety-car, mas Webber sobreviveu a tudo e não só venceu: convenceu. Na segunda colocação ficou o espanhol Fernando Alonso, com a Ferrari, e Sebastian Vettel fechou o pódio em terceiro.

O quarto colocado foi o brasileiro Felipe Massa, com o novato Vitaly Petrov garantindo uma ótima quinta colocação para a Renault. Na sexta colocação ficou outro novato, Nico Hulkenberg, da Williams.

Na sétima colocação ficou Pedro de la Rosa, da Sauber, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren. A equipe de Peter Sauber garantiu ainda um oitavo lugar, com Kamui Kobayashi. O brasileiro Rubens Barrichello fechou a zona de pontuação, com um décimo lugar, depois de uma linda disputa com Michael Schumacher.

Incidentes e estratégias

Os primeiros metros do GP da Hungria foram positivos para alguns pilotos, como Alonso, que pulou de terceiro para segundo, e também para Barrichello, que saltou de 12º para a nona colocação. Na frente, as posições ficaram: Vettel, Alonso, Webber e Massa.

Ainda nas voltas iniciais da prova, o estouro do motor Ferrari de Jaime Alguersuari e a ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Vitaly Petrov, para ganhar a quinta colocação, movimentaram a prova – tradicionalmente bastante monótona.

Porém, o clima esquentou mesmo na volta 19, quando um pedaço de carro na pista exigiu entrada do Safety-car. A maioria dos pilotos aproveitou para fazer o pit-stop da prova. Nos boxes, algumas das cenas mais curiosas da corrida.

A equipe Renault liberou Robert Kubica de sua posição de parada, mas, ao sair, o polonês atingiu o carro de Adrian Sutil, da Force India. No mesmo momento, Nico Rosberg perdeu a roda traseira direita, logo depois de fazer a troca dos compostos. Os acontecimentos provocaram o abandono dos três pilotos.

Kubica ainda conseguiu voltar para a pista, chegou a cumprir um stop & go – parada de dez segundos no boxes -, mas também acabou abandonando.

De todos os pilotos, apenas não pararam, o australiano Webber e o brasileiro Barrichello.


Então, a situação para Webber parecia ser bastante complicada, já que teria que fazer um pit-stop quando todos haviam parado. Com o carro de segurança na pista, Webber liderava, seguido por Vettel e Alonso.

Quando o safety-car alertou que deixaria a pista, Vettel foi orientado para segurar o pelotão e dar distância para Webber abrir um pouco de diferença. Porém, ao realizar a jogada, o alemão infringiu uma das regras do regulamento, que não permite ao piloto deixar um espaço de dez carros para o safety-car.

Os comissários da prova decidiram aplicar um drive-through para Vettel. A ordem foi confirmada na volta 29 e cumprida na volta 32. Antes disso, Hamilton abandonou com um problema em sua McLaren, na volta 24, quando ocupava a quarta colocação. Hamilton ao abandonar a corrida, perdeu também a chance de manter a liderança do campeonato.

Enquanto Vettel questionava a punição e cumpria a passagem pelos boxes, Webber seguia de pneus macios e voando na liderança. Parou apenas na volta 41, quando já tinha 23 segundos de vantagem para Alonso, e conseguiu voltar ainda na liderança.

Vettel parou e voltou atrás de Alonso, em terceiro, e partiu para cima do espanhol. Ficou colado atrás do piloto da Ferrari por mais de 30 voltas e não conseguiu ultrapassar. Enquanto isso, Barrichello também fez seu pit stop bem tarde, despencando de quinto para 11°.

Voltou atrás de Michael Schumacher e, em menos de três voltas, já estava colado. Depois de dez voltas de intensa disputa, Barrichello conseguiu fazer uma linda manobra para cima do alemão, quando faltavam duas voltas para o fim da corrida, e ganhou a décima colocação, garantindo um ponto. A disputa está sob investigação, já que Schumacher empurrou Barrichello contra o muro.

Com a vitória e o abandono de Hamilton, Webber assumiu a liderança do campeonato, com 161, contra 157 do inglês.

Grid Final:

1) Mark Webber (AUS/Red Bull)
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5) Vitaly Petrov (RUS/Renault)
6) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
7) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)
8) Jenson Button (ING/McLaren)
9) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)
10) Rubens Barrichello (BRA/Williams)
11) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)
12) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
15) Jarno Trulli (ITA/Lotus)
16) Timo Glock (ALE/Virgin)
17) Bruno Senna (BRA/HRT)
18) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
19) Sakon Yamamoto (JAP/HRT)
OUT) Robert Kubica (POL/Renault)
OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)
OUT) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
OUT) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)


Fotos do GP:







Estatísticas:

  • Vitória para Mark Webber ;
  • 12ª Vitória para Red Bull como construtora ;
  • 127ª Vitória para Renault como construtora de motores ;
  • 15º Pódio para Sebastian Vettel ;
  • 150º GP para Mark Webber ;
  • 100º GP para Red Bull ;
  • 70 Voltas x 4,381 km = 306,630 km (offset = 40 m) ;
  • Melhor Volta - Sebastian Vettel - 1:22.362 ;
  • Voltas na Liderança :
  • Sebastian Vettel : 15 Voltas ;
  • Mark Webber : 55 Voltas.

Volta por Volta(Clique para melhor visualização):






Júnior

Domingo - 01/08/10

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, registrou um tempo quase que inacreditável, superando o seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, e as duas Ferrari, a do espanhol Fernando Alonso e a do brasileiro Felipe Massa, e ficou com a pole-position para o GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2010 de Fórmula 1.

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, largará da quinta posição, seguido pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes GP, e pelo russo Vitaly Petrov, da Renault, que conseguiu superar o seu companheiro de equipe, o polonês Robert Kubica (8º).

Completando os dez primeiros colocados, o espanhol Pedro de la Rosa, da BMW Sauber, e o alemão Nico Hulkenberg, da Williams.

Entre as surpresas fora da chance de disputa pela pole-position ficaram o inglês Jenson Button, companheiro de Hamilton, o brasileiro Rubens Barrichello, companheiro de Hulkenberg, e o alemão Michael Schumacher, companheiro de Rosberg. Button foi o 11º, seguido de perto por Barrichello. Schumacher largará somente da 14ª posição.

Entre as novatas, o melhor colocado no grid foi o alemão Timo Glock, da Virgin, largará da 19ª posição. As duas Lotus, do finlandês Heikki Kovalainen e do italiano Jarno Trulli, vieram logo atrás, seguidas pelos brasileiros Lucas di Grassi, companheiro de Glock, e Bruno Senna, da HRT.

O japonês Sakon Yamamoto, companheiro de Senna, fecha o grid de largada.



Grid de Largada:


1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1:18.773
2) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1:19.184
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1:19.987
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1:20.331
5) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1:20.499
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1:21.082
7) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1:21.229
8) Robert Kubica (POL/Renault), 1:21.328
9) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber), 1:21.411
10) Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1:21.710
11) Jenson Button (ING/McLaren), [Q2] 1:21.292
12) Rubens Barrichello (BRA/Williams), [Q2] 1:21.331
13) Adrian Sutil (ALE/Force India), [Q2] 1:21.517
14) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), [Q2] 1:21.630
15) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), [Q2] 1:21.897
16) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), [Q2] 1:21.927
17) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), [Q2] 1:21.998
18) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber), [Q1] 1:22.222
19) Timo Glock (ALE/Virgin), [Q1] 1:24.050
20) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), [Q1] 1:24.120
21) Jarno Trulli (ITA/Lotus), [Q1] 1:24.199
22) Lucas di Grassi (BRA/Virgin), [Q1] 1:25.118
23) Bruno Senna (BRA/HRT), [Q1] 1:26.391
24) Sakon Yamamoto (JAP/HRT), [Q1] 1:26.453


Fotos do Dia:






_______________________________________________________________________

Desculpa a demora, mas tive que sair o dia todo ontem e só cheguei a noite e meio tarde ai não deu para postar algo.



Júnior

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores