Pistas mutiladas - Parte 1 - Hockenheim

Postado por F-Brasil 17 de julho de 2010 4 comentários

Sábado - 17/07/10

Hockenheimring é um circuito situado na cidade de Hockenheim, no estado alemão de Baden-Württemberg, inaugurado em 25/05/1932. Ela tinha 12048 metros e era usada nessa época como pistas de testes para a Mercedes-Benz e Auto Union e abrigando corrida da antiga fase dos Grand Prix's, tanto para carros quando para motos.


Em 1965, como a área que a pista ocupava era muito grande e com a Alemanha em franca expansão, pois foi um dos países mais prejudicados pela 2ª Guerra Mundial, a pista foi dividida em duas por causa da construção da rodovia Autobahn A6(ver estrada cortando parte do circuito na foto acima), tendo assim um novo traçado, mas mantendo as suas características: rápido e desafiador.

O arquiteto John Hugenholtz foi contratado para transformá-lo em uma pista nova.

Hugenholtz, que desenhara Suzuka, no Japão, quis fazer sua homenagem a Solitude (mais especificamente, a um trecho da pista) projetando uma espécie de ‘estádio’ por onde os pilotos entrariam após passarem por longas retas no meio de florestas e árvores. Assim nascia a Hockenheim moderna.

Ela passou a ter 6817 metros.

Com algumas poucas linhas, Hugenholtz conseguiu dar toda a personalidade a um dos traçados mais únicos que a Europa teve até anos recentes.




Mesmo depois dessa mudança, a F1 ignorava esse circuito, por "falta de segurança", já que ela tinha duas longas retas, com uma curva muito difícil no meio - a Ostkurve - e tendo como a única parte realmente sinuosa localizada no Motodrom, mais conhecido como "estádio". Sem a F1, o circuito abrigava corridas de SportCars e categorias menores como a F2, sendo que foi num treino dessa categoria que o mito Jim Clark morreu, abalando o mundo do automobilismo. Após esse acidente, foram adicionados duas chicanes para diminuir a velocidade e aumentar a segurança, sendo umas delas nomeada com o nome do grande campeão morto no local. Ela passou a ter 6790 metros com a introdução dessas chicanes. e.....:


e depois mais sutis mudanças:

Eh, esse foi o último traçado mágico de Hock(acima), que foi obrigada a desviar da Floresta Negra, tal missão foi encomendada a Tilke, com resultados desastrosos(essa porcaria abaixo).


____________________________________________________________________

E hoje em dia a parte abandonada do circuito, dá pena de ver essas fotos abaixo:







Memorial Jim Clark:





Postado por Júnior mas texto 95% feito com ajuda do google, sites e blogs muitos já desativados.

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores