Telemetria de Nelsinho Piquet em Cingapura:

Postado por F-Brasil 14 de setembro de 2009



Após o primeiro depoimento à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e aos investigadores independentes, Nelsinho Piquet falou sobre a telemetria de seu carro durante o GP de Cingapura de 2008, divulgada pelo site inglês especializado RaceFax. Colaborando com a apuração dos fatos, o brasileiro explicou novamente como provocou o acidente, a mando de Flavio Briatore e Pat Symonds, dirigentes da Renault. As informações são do site Globoesporte.com. — Após assegurar que eu estava na volta designada da corrida, eu perdi o controle do carro deliberadamente na saída da curva 17, a segunda parte de uma chicane. Fiz isso pisando forte e cedo no pedal do acelerador, sabendo que isso poderia fazer com que meu carro batesse forte no muro de concreto — diz Nelsinho, no depoimento.

O gráfico comprova que o acidente realmente foi proposital. O objetivo era provocar a entrada do safety car. No gráfico acima, a linha vermelha (com a letra A em destaque) representa a aceleração. A curva, que vinha evoluindo de forma horizontal, se torna vertical rapidamente, fica no máximo, sofre uma interrupção e volta ao máximo. Isso quer dizer que Nelsinho acelerou o carro mais do que o normal para provocar a rodada, deu uma leve desacelerada, e pisou forte no pedal novamente até o choque com o muro.
A linha azul-escura, identificada no gráfico pela letra B, mostra o trabalho das rodas traseiras. Os dentes acentuados no trecho em que Nelsinho acelera para provocar o acidente quer dizer que elas estão girando em falso, ou seja, sem aderência, o que colaborou para a rodada e a posterior batida no muro interno da pequena reta. Em seu depoimento à FIA, divulgado pelo site inglês "F1SA" na quinta-feira, o brasileiro disse que seria fácil notar a intenção de causar o acidente olhando os gráficos da telemetria.
O gráfico da telemetria de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura faz parte do dossiê enviado pela FIA aos membros do Conselho Mundial de Esporte a Motor, que julgará o caso no próximo dia 21 de setembro. Além deste documento, os depoimentos impressos de Nelsinho Piquet, Flavio Briatore e Pat Symonds também estão anexados para que sejam avaliados antes da audiência.


Heitor

0 comentários

Postar um comentário

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores