Domingo - 25/04/10Nascido em 25 de Abril de 1981 em São Paulo, Massa subiu degrau por degrau nas categorias de base do automobilismo mundial, começou aos 9 anos no Kart, aos 17 correu na Fórmula Chevrolet onde conquistou o título brasileiro da classe e foi para a Europa.Em 2000 foi para a Fórmula 3 europeia, foi campeão italiano e europeu no mesmo ano.
Em 2001 já com nome formado em todo o continente escolheu ir para a F3000 da Itália ao invés de ir para a F3000 europeia.Mais uma vez não perdeu tempo e foi campeão em sua primeira temporada.
Logo foi visado pela Sauber e aceitou ser 2º piloto em 2002 pela equipe.Marcou seu primeiro ponto na 2ª corrida, na Malásia.Porém teve poucos altos e muitos baixos, ficou atrás de seu companheiro de equipe Nick Heidfeld o tempo todo.No GP da Itália o acusaram de ser responsável por um acidente envolvendo Pedro de la Rosa(Jaguar).


Mas enfim, continuando, Massa não ficou desempregado em 2003, ele trabalhou na Ferrari como piloto de testes e fez várias sessões de testes no ano pela equipe Italiana, lembrando que na época tinha a briga entre Bridgestone e Michelin.
Como a Ferrari tinha uma parceria com a Sauber(Não sei bem o que era na época, mas acho que era chassi) , Massa fez parte de um negócio entre as duas equipes e voltou para a equipe Suiça em 2004, fazendo parceria com Giancarlo Fisichella.Ele marcou 12 pontos no ano e fez a proeza de liderar algumas voltas no GP do Brasil de F1 antes do re-abastecimento.A temporada foi um marco na carreira dele, foi marcada por grandes corridas como Spa-Francorchamps, onde terminou em 4º; Mas também levou um grande susto em Montreal.

Contrariando a todos, Massa terminou a temporada a frente do canadense, com 11 pontos e repetindo um 4º lugar no país de Jacques.
Em 2006, Massa foi contratado pela Ferrari para substituir Barrichello que tinha ido para a Honda.Felipe não teria também uma temporada fácil, ser segundo piloto na equipe do já hepta-campeão Michael Schumacher e sabendo como as coisas eram na Ferrari(Vide Rubinho).Mas Massa venceu duas corridas no ano, uma sendo no Brasil, tirando um tabu desde 93 e fazer bem o papel de casa, chegando ao pódio em quase todas as corridas e terminando o ano em que Schumacher declarou aposentadoria em 3º no mundial de pilotos, que foi vencido por Fernando Alonso.

2007 tinha tudo para ser o ano de Massa, mas a irregularidade e a força da Mclaren foram os destaques do ano, venceu 3 corridas e foi ao pódio 7 vezes, mas deixou o título escapar por 16 pontos.Nesse ano Massa iria vencer tranquilamente o GP do Brasil, mas como não tinha mais chances e o título do seu companheiro Kimi Raikkonen ainda poderia ser conquistado, cedeu a ultrapassagem e isso foi decisivo para o título do Filandês.
2008 Massa chegou na última corrida(no Brasil) com chances de título, a temporada foi a melhor de sua carreira, venceu 6 corridas e tinha tudo para ser campeão, mas a Ferrari cometeu vários erros no ano, o re-abastecimento em Cingapura que lhe tirou do título e a vitória na corrida.Mesmo assim até na última volta do GP do Brasil, Massa cruzou a linha de chegada campeão do mundo, mas Hamilton que estava em 6º e estava perdendo o título até a última curva, mas com pneus mais adequados passou Timo Glock facilmente e em 5º, Hamilton sagro-se campeão do ano.


Massa voltou normalmente em 2010, agora a briga interna é com o bi-campeão Fernando Alonso.Assumiu a ponta do campeonato na 3ª corrida, mas depois da 4ª já está em 6º, num campeonato que promete muito ainda.Mark Webber; o campeão do ano foi Button.
____________________________________________________________________
Eh, demorou pra fazer tudo isso, mas acho que valeu a pena, parabéns Massa.
Júnior
Junior,
É assim mesmo,dá trabalho mas o resultado vale a pena.Bela homenagem ao Felipe.
abraço
ta lindo , adorei .parabens felipito.