Guerra das Borrachas

Postado por F-Brasil 1 de junho de 2010

Terça - 01/06/10

A temporada 2010 da Fórmula 1 ainda nem chegou a metade, e além do acidente do Vettel e Webber no GP da Turquia ante-ontem, muito se especula e discute sobre qual vai ser a próxima fornecedora de Pneu para 2011.

Primeiramente é importante lembrar que a atual fornecedora(Bridgestone), além de ser a única fornecedora, já anunciou desde o dia 2 de novembro de 2009 que não iria renovar o contrato com a categoria e assim só irá fornecer pneus até o fim desse ano.

Depois do anúncio, já começou a se especular qual seria a próxima que iria calçar os carros da F1 a partir de 2011.Os nomes surgiram: Cooper/Avon ; Pirelli ; Michelin ; Yokohama ; Dunlop ; GoodYear e Kumho.Se eu estiver esquecendo alguma, me perdoem.

Bem, continuando, apesar de muitos nome serem especulados, poucas marcas manifestarem alguma posição sobre o assunto:

A Cooper/Avon que fabrica pneus para a British GT e para a F3 Inglesa manifestou em nota que seria interessante e que tem cogitado fornecer pneus para a F1 em 2011.A empresa que tem como Sócio o veio doido Bernie Ecclestone que é nada mais nada menos o chefe comercial da categoria em questão.A Cooper/Avon apesar de ter mostrado interesse e de ter ajuda do Bernie, parece que não agradou muito e apesar de nada estar definido ainda, já é descartada por todos.

A Kumho Tyres foi outra que também manifestou interesse de entrar na briga.A Fabrica sul-coreana já tem, diferente do que muitos pensam, experiência no ramo de corridas tanto em monopostos quanto em carros de turismo, fabrica pneus para F3 Europeia, F3 Australiana, Fórmula Renault Asiática, a tradicional 24 Horas de Le Mans e a Super GT.Apesar disso, as equipes grandes e o presidente da FOTA preferem não arriscar e surgiram boatos que a empresa estava cobrando caro pelo fornecimento.

A Michelin é a que seria mais cotada pra assumir em princípio, pois a equipe saiu em 2006 da categoria e já teria até contratado alguns engenheiros da Bridgestone para desenvolver seus compostos.E realmente a empresa francesa teria tudo pra ganhar a briga facilmente, só que num processo de licitação quem exigir mais perde.E a Michelin exigiu que o tamanho das rodas para 18 polegadas e que haja concorrência(o que pra mim seria bom pra categoria) mas não agrada muito aos chefes de equipes que preferem apenas uma só marca já que não querem arriscar em escolher a marca errada.

A Pirelli por último, e a mais cotada e alguns sites já dão ela como escolhida, o anúncio todos diziam que seria durante o GP da Turquia de F1, mas parece que não foi divulgado nada.A fabricante italiana forneceu pneus pra categoria desde seu início em 50 até 91.E parece que exigiu apenas para 2012 o aumento das rodas para aro 18.

A briga fica ainda em aberto claramente entre Pirelli e Michelin que ainda não desistiu, segundo informações, ela teria agendado para a manhã deste domingo, 30, na Turquia, uma reunião com os representantes das equipes da Fórmula 1 para apresentar uma nova proposta para ser a escolhida como fornecedora única de pneus a partir de 2011(ou seja, já mudou o discurso inicial).

As chances da Michelin aumentam nas declarações de Martin Whitmarsh, chefe da equipe McLaren. O dirigente afirmou que a escolha pela Pirelli não foi uma unanimidade.

Fato é que as equipes já estão perdendo a paciência com essa indecisão da FIA, já estão trabalhando no desenvolvimento do projeto para 2011 sem informações técnicas do novo fornecedor, estão se baseando nos pneus de 2010.

Continuando com meu ponto de vista sobre que seria melhor uma concorrência na categoria, seria fundamental onde querem sempre ser a top de linha como a F1, trabalhar seus compostos cada vez mais e gerar concorrência como era antes, onde tinha pistas que Bridgestone era melhor e outras que eram mais favoráveis a Michelin.E isso trazia mais equilíbrio sem dúvida.Mas essa idéia não é de agrado de muitos, pois do mesmo jeito que pode equilibrar, pode desequilibrar.Um pneu pode ser bem melhor que o outro, então não adiantaria uma guerra desigual como essa.Por isso que se for pra ter guerra, que seja entre dois grandes Michelin x Pirelli acho que seria ideal.

Sim, pra terminar, algo que muitos não levaram a sério ou não sabem: A vontade dos times é que a Bridgestone permaneça na categoria, apesar da fabricante japonesa parecer decidida a deixar a F1. O chefe de F1 da marca, Hiroshi Yasukawa, no entanto, chegou a dizer que “era uma honra” o pedido das equipes pela permanência da Bridgestone. Acredita-se ainda que a Fota vai encaminhar o pedido ao diretor-executivo da fabricante, Shoshi Arakawa.
Pode ser, numa chance muito remota que a Japonesa ainda continue por algum tempo, mas eu acho difícil.Porém num momento como esse, tudo pode acontecer já que se eles quiserem tem prioridade e para os Japonêses honra é tudo.


Júnior

0 comentários

Postar um comentário

Qual o carro mais bonito de 2010?

Tradutor/Translate

Seguidores